quarta-feira, 14 de abril de 2010

Apresentando o Cupuaçu

Imagem: Wikipedia

O cupuaçu é uma fruta amazônica, pertencente à mesma família do cacau, sendo muito popular no Pará e na cidade de Presidente Figueiredo, Amazonas, onde acontece uma festa todo mês de abril .
A fruta é apreciadíssima em toda a região amazônica, sendo comum encontrá-la em forma de sucos, sorvetes, cremes, balas, bolos e tortas. Recentemente a polpa tem sido empregada também na indústria cosmética como ingrediente de cremes e shampoos.
O fruto do cupuaçu mede cerca de 15cm de comprimento por dez de diâmetro. Tem a casca marrom, lenhosa e enrugada, e encerra numerosas sementes envoltas em polpa branca. Da semente pode-se obter chocolate. Na região, costuma-se chamar o chocolate feito das sementes da fruta de cupulate.
A fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo. Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C. Além das vitaminas e sais minerais, a fruta é rica em pectina.
Aceita um suco de cupuaçu bem geladinho? =)

2 comentários:

  1. Eu amoooooooooooo cupuaçu, mas não sei o que acontece, ele me dá um baratinho...risos. Sério, o bicho baixa minha pressão e eu fico groguinha...rs.
    Mas adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. nada melhor que um suco de cupuaçu bem geladinho nesse calor de manaus beijos solange

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin