sexta-feira, 16 de abril de 2010

Apresentando o Tambaqui

imagem: coaripolis.blogspot.com

Primeiramente, quero pedir que me perdoem pelo atraso em postar a receita. O computador deu uns probleminhas básicos, na verdade, o problema foi a conexão. Então vamos lá.

O Tambaqui é um dos peixes da bacia Amazônica.
Esse aí da foto está pequeno. Alguns chegam a 90 cm de comprimento e pesam mais de 30 kilos. Mas ainda temos espécies maiores como o pirarucu, que em uma próxima oportunidade vou apresentar a vocês.
A receita de hoje é Tambaqui assado de forno com verduras. Ficou uma delícia. Olha como faz:

Já compramos o peixe limpinho na feira, aberto em bandas (metades), então quando chegou em casa foi só lavá-lo com limão pra tirar o pitiú*. Aí você coloca cada banda em uma assadeira (com a escama virada pra baixo) e espalha uma mistura de temperos feita com um dente de alho espremido, sal e colorau. Deixa pegar gosto por alguns minutos.
Feito isso, você vai cortar bem miudinho: cebola, pimentão, tomate (sem as sementes), cheiro-verde e cebolinha. Mistura essas verdurinhas com meia xícara de água, azeite, um pouco de sal e joga em cima do peixe.

Leva pra assar em forno moderado por mais ou menos 1 hora. Você deve observar que as verdurinhas vão ficar douradas mas não podem queimar. Caso as verduras ressequem, regue com um pouco de água. Também não deixe o peixe ficar ressecado, pra isso, você pode fazer um teste com o garfo, espetando na carne e verificando se está macia.

Para acompanhar serve um arroz branco ou um baião de dois e farinha uarini bem torradinha.
Delícia!

*Pitiú: É uma expressão regional que quer dizer alguma coisa malcheirosa, geralmente associado a peixe, frango e ovo.

2 comentários:

  1. Tambaquí assado de forno com baião de dois é maravilhoso, não tem nada melhor, só de olhar dá fome rsrsrsrsrsrs beijos da tia sol

    ResponderExcluir
  2. Simone Correa06 abril, 2012

    Que saudade da minha Manaus!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin