terça-feira, 4 de maio de 2010

Tucunaré no Bafo

Olá amigos. Hoje, conforme o prometido, trago mais uma receitinha regional supergostosa e muito fácil de fazer, aliás, eu prefiro as receitas fáceis de fazer (já deu pra notar né?) pelo tempo curto que tenho na cozinha.
O Tucunaré é um peixe muito apreciado na nossa culinária e hoje vamos usar o filé.

Para servir bem duas pessoas você vai precisar de 700 gramas de filé de tucunaré, azeite, três batatas médias cortadas em rodelas, dois pimentões, duas cebolas e dois tomates cortados em rodelas, duas pimentas de cheiro sem as sementes também cortadas em rodelinhas, sal, limão, cebolinha e coentro a gosto.

O que você tem a fazer é lavar bem o peixe com limão e tempere com sal. Se quiser pode pôr pimenta do reino (é opcional)

Pegue uma panela e disponha os ingredientesJustificar em camadas assim: primeiro regue o fundo da panela com um pouco de azeite e coloque as batatas, depois as rodelas de cebola, pimentão, tomate, a pimenta de cheiro e o peixe, repita mais uma camada de batatas, verduras e peixe e por fim uma camada de verduras como está na foto. Por cima salpique a cebolinha e o coentro. Regue com mais azeite, acerte o sal, tampe a panela e leve ao fogo baixo. Você vai observar o cozimento da batata, quando ela estiver macia, está pronto o seu peixe.

Obs.: Eu coloquei um pouquinho de água na panela só pra não grudar muito no fundo. Mas o peixe e as verduras soltam água tá?

Obs.: 2 - No final do cozimento você pode acrescentar 1 xícara de leite de coco que também fica um espetáculo.

Sirva com arroz branco ou se você for "caboco da terra", pode (e deve) pôr farinha do uarini. Porque peixe sem farinha uarini não tem muita graça hã?

Espero que gostem.

Muitos beijos ;)

Um comentário:

  1. Nossa! esse peixe ta com uma cara muito boa! deu fome só de olhar, imagina ao vivo rsrsrsrs, e é uma receita muito facil mesmo, beijos solange

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin