sábado, 15 de maio de 2010

Jornada Fotográfica II

Como havia dito no post anterior, fomos conhecer (e fotografar) a nova praça.

Um pouco da história:


A praça 5 de Setembro em Manaus, batizada pelo povo de "Praça da Saudade", foi inaugurada em 1865 e inicialmente era conhecida como Largo da Saudade. Seus limites davam-se com o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e o Cemitério São José, onde hoje se encontra o Rio Negro Clube.

A praça possui aproximadamente 12,6 mil metros quadrados. Limita-se com as ruas Epaminondas, Ramos Ferreira, Ferreira Pena e Simão Bolívar, localizando-se em plena área central da capital.

A construção do monumento em homenagem à Tenreiro Aranha foi proposta pelo vereador Silvério Nery, em 11 de maio de 1883, sendo presidente da provincia, José Lustosa da Cunha Paranaguá. De acordo com registros documentais, a praça adquiriu forma em 1932, na gestão de Emmanuel Morais com a construção de jardins. O cemitério nesta época já havia sido fechado. Após a demolição, os restos mortais que haviam no local foram transferidos para o Cemitério São João Batista.
Tenreiro Aranha: Primeiro Governador da Província

Um projeto para a obra seria a construção do horto municipal com exemplares de todas as palmeiras do vale amazônico, o que acabou não acontecendo. O nome de Largo ou Praça da Saudade foi batizado pelo povo por estar localizada bem em frente ao cemitério.

De acordo com pesquisas do historiador Mário Ypiranga, o nome da praça pode ter originado também devido a presença de um espanhol de sobrenome “Saudade” ou de um negro que viveu por volta de 1837, morador da área vizinha à praça, de nome José Pedro Saudade. O negro, segundo Ypiranga, seria um escravo forro, devido aos bens que possuía.

O nome oficial da Praça 5 de Setembro, foi constituído em homenagem a data da Elevação do Amazonas à categoria de Província, uma homenagem também a Tenreiro Aranha que lutou pela emancipação do Grão-Pará. Na verdade, o nome oficial "5 de Setembro", nunca se tornou popular.
O certo é que mesmo o nome oficial estando inscrito na placa da estátua de Tenreiro Aranha, os manauaras a conhecem apenas por "Praça da Saudade".No dia 30 de abril de 2010, a Praça da Saudade foi reinaugurada. O local passou por ampla reforma. Espaços históricos foram recuperados, constituindo atualmente uma das mais belas praças de Manaus.

A Praça após a reforma 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

LinkWithin