terça-feira, 4 de maio de 2010

Farinha Uarini


Mas Cristina, o que é mesmo farinha uarini???
Eu explico. Ela vem de um município Amazonense de mesmo nome Uarini. Seu processo de fabricação eu não sei muito bem mas pesquisando com alguns amigos do interior, soube que ela é feita da mandioca que é descascada e amolecida em água por alguns dias recebendo o nome de puba. Após, é lavada, prensada e passada em peneiras. É esse processo da peneira que vai determinar a grossura da farinha. Depois é levada ao tacho, um panelão, raso onde vai ser seca e torrada.
E meus amigos, amazonense não vive sem farinha, seja ela branca, amarela, do grão grosso ou da ovinha. Vai bem com carne, feijão, frango e peixe.
É assim. Espero que tenham gostado desse momento cultural.
:)))

4 comentários:

  1. Farinha do uarini é a melhor que tem, principalmente a ova que combina com quase todo tipo de comida, combina até com açaí rsrsrsrs beijos solange

    ResponderExcluir
  2. Estive em Manaus em junho, infelizmente eu trouxe apenas 5 kg de farinha e já acabou.É uma pena que aqui no interior de Sp, a gente não consiga encontrar. Até temos farinha dágua, mas não tem o mesmo sabor.

    ResponderExcluir
  3. Uma delícia. Já morei no Pará e lá só comia dessa farinha. Aqui em BH nunca vi, mas o sabor dela a gente nunca esquece.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em S.Paulo não conseguimos achar.....alguem sabe onde tem ???

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin