segunda-feira, 31 de maio de 2010
Voltando à ativa

Olha aí o meu bolão de chocolate e brigadeiro! Obrigada sogra querida!
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Ainda falando em festa

sábado, 22 de maio de 2010
Festa de criança

Hoje foi o aniversário do meu sobrinho Gui. E festa de criança já viu né? Brigadeiro, cachorro quente, brigadeiro, pipoca, brigadeiro, salgadinhos, brigadeiro, chocolate, brigadeiro, chiclete...
sexta-feira, 21 de maio de 2010
No calor amazônico
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Quibe de Frango de Forno

Olá amigos. Como estão? Espero que estejam bem.
Depois de alguns dias sem postar uma receitinha, hoje trago a vocês uma que na verdade é uma adaptação de tantas que encontrei na internet e que foi aprovada aqui pela turma de casa.
Para servir 5 pessoas, você vai precisar de:
250g de trigo para quibe
2 filés de peito de frango processados
Requeijão light
Maionese light 1 tomate médio picado
1 cebola grande picada
Alho picadinho a gosto
Salsinha picada
Cebolinha picada
Folhas de hortelã picadas
Suco de 1 limão
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Coloque o trigo de quibe de molho por duas horas aproximadamente. Ela vai inchar.
Passe pelo processador de alimentos o filé de peito de frango.
Em uma panela, refogue com um pouco de azeite, uma parte da cebola com alho e o colorífico de sua preferência (eu uso colorau, não gosto de frango pálido rsrs).
Junte o frango processado e misture bem (vá aos poucos separando os pedaços do frango para cozinhar por igual). Acerte o sal e baixe o fogo. Cozinhe até ficar macio. Reserve
Retire o excesso de água do trigo de quibe (com uma peneira ou espremendo no pano de prato limpo).
Em um recipiente fundo misture o trigo de quibe com o frango reservado, o tomate, a outra parte da cebola picadinha, salsinha, cebolinha, folhas de hortelã, pimenta do reino, sal, suco de limão e azeite.
Em um refratário untado, distribua a primeira camada da mistura, compactando-a. Coloque colheradas de requeijão e cubra com a mistura restante. Por cima, espalhe a maionese e leve ao forno para assar por 20 a 30 minutos.
Dica 1: Se você preferir, substitua o frango por carne moída.
Dica 2: Experimente acrescentar castanha do amazonas picada. Fica uma delícia.
Bom apetite!

sábado, 15 de maio de 2010
Jornada Fotográfica II



A Praça após a reforma 2010
Minha foto saiu no The New York Times
Good, very good!
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Creme de Cupuaçu

Tem muitas variações dessa receita:
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Apresentando o Maracujá-do-Mato



segunda-feira, 10 de maio de 2010
Na minha cozinha não pode faltar...
sábado, 8 de maio de 2010
Para a minha Mãe
.jpg)
Dizem que nosso Pai do Céu permaneceu muito tempo, examinando...e, em seguida, chamou a Mulher, deu-lhe o título de Mãezinha e confiou-lhe as crianças.
Momento Cultural - Dia das Mães
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto026.shtml
terça-feira, 4 de maio de 2010
Farinha Uarini


Tucunaré no Bafo


O que você tem a fazer é lavar bem o peixe com limão e tempere com sal. Se quiser pode pôr pimenta do reino (é opcional)
Pegue uma panela e disponha os ingredientes em camadas assim: primeiro regue o fundo da panela com um pouco de azeite e coloque as batatas, depois as rodelas de cebola, pimentão, tomate, a pimenta de cheiro e o peixe, repita mais uma camada de batatas, verduras e peixe e por fim uma camada de verduras como está na foto. Por cima salpique a cebolinha e o coentro. Regue com mais azeite, acerte o sal, tampe a panela e leve ao fogo baixo. Você vai observar o cozimento da batata, quando ela estiver macia, está pronto o seu peixe.
Obs.: Eu coloquei um pouquinho de água na panela só pra não grudar muito no fundo. Mas o peixe e as verduras soltam água tá?
Obs.: 2 - No final do cozimento você pode acrescentar 1 xícara de leite de coco que também fica um espetáculo.
Sirva com arroz branco ou se você for "caboco da terra", pode (e deve) pôr farinha do uarini. Porque peixe sem farinha uarini não tem muita graça hã?
Espero que gostem.
Muitos beijos ;)
sábado, 1 de maio de 2010
Feriado do Dia do Trabalho
